Pesquisa de análises da obra Guernica, de Pablo Picasso (SUBPROGRAMA 2015-2017)
Vídeo complementar:
A pintura foi feita com o uso das cores preto e
branco, algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao
bombardeio da pequena cidade espanhola. Claramente em estilo cubista,
Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio
da força aérea alemã (Luftwaffe). Já sob o
controle de Adolf
Hitler, aliado de Francisco
Franco.
Guernica é
talvez a obra mais emblemática da carreira de Pablo Picasso e da arte do século XX. Medindo 349,3cm x
776,6cm a obra mostra os horrores do bombardeio à cidade basca de Guernica em
26 de Abril de 1937. Durante a Segundo Guerra Mundial a cidade ficou em chamas após sucessivos
ataques por aviões da força aérea alemã e Picasso, mesmo morando em Paris nessa
época, não se calou diante do ocorrido depositando na tela todo seu pesar.
A pintura, um óleo sobre tela, foi realizada a partir de 36 fotos que
retrataram as dolorosas consequências da tragédia. As fotografias divulgadas
pelos jornais da época marcam profundamente o artista que após 45 estudos
preliminares, produz a grande obra que inicialmente é exposta num espaço
reversado a República Espanhola na Exposição Internacional de Paris.
Do ponto de vista técnico, Guernica ajuda a transmitir a atmosfera da
guerra e suas consequências. Para produzir a pintura Picasso utilizou uma
técnica bastante difundida no Cubismo – a collage –
que consiste na colagem de papeis e objetos para composição da obra. No entanto
o artista não se utiliza da colagem propriamente dita, mas de uma simulação da
técnica. Desenha e pinta a obra dando a impressão de colagens e criando a
sobreposição de planos. Numa total carência da cor, Picasso, movido pela dor do
ocorrido faz um retrato monocromático da tragédia, basicamente em preto branco
e tons de cinza.
As imagens que compõe a cena são notáveis representações do Cubismo e um
convite ao Surrealismo que trazem ao expectador toda agonia e desumanidade dos momentos
de horror passados na cidade basca. Quanto às figuras, o artista reproduz a
população, os animais e a devastação das construções. A tela é construída a
partir de quatro retângulos verticais e um triângulo central que compõe a cena.
No primeiro retângulo a esquerda é possível notar a mãe que chora a morte do
filho, numa alusão a Pietá, juntamente com o touro de feições humanas. O
segundo retângulo traz a agonia do cavalo iluminado pela luz inóspita da
luminária a cima. O terceiro traz o rosto de duas mulheres aterrorizadas e o
quarto retângulo traz a figura de um homem com os braços para cima, na tentativa
de pedir socorro. Além disso, o painel é rico em detalhes que passam
despercebidos a primeira vista como a flor ao lado de uma das patas do cavalo
no centro da obra. Atualmente a obra se encontra no Museu Reina Sofia em Madri
e ainda é um símbolo das atrocidades cometidas pelo homem.Sobre as curiosidades
que envolvem a pintura está a resposta de Picasso a um oficial nazista que numa
revista ao seu apartamento em Paris observa uma fotografia do painel e pergunta
ao artista: - Foi você quem fez isso? E Picasso responde: - Não, vocês o
fizeram.
Guernica apresenta poucos
personagens:- seis seres humanos e três animais. O conjunto proporciona uma
sensação angustiante, porque Picasso encerrou a ação em um espaço interior, em
que o tamanho das figuras em relação à arquitetura acentua o espaço
claustrofóbico
Contexto Histórico
A Guerra Civil Espanhola criou a dicotomia “democracia e
revolução social” versus “contrarrevolução e a reação”, que culminou com o regime
republicano espanhol proclamado por segmentos liberais anticlericais e/ou
maçons em contraposição aos carlistas, fascistas, militares, conservadores, que
entre outros, categorizaram as políticas reformistas como diabólicas, já que as
mesmas foram pensadas por (liberais anti-clericais e/ou maçons).
Essa instabilidade refletiu nos resultados das eleições
ocorridas em 1936, quando os votos ficaram divididos entre a Frente Direitista
e a Frente Popular. Nesse ínterim, os ultraconservadores, através dos
conservadores do exercito sob o comando do General Franco e com o apoio da
Alemanha e da Itália – que deslocaram contingente de africanos dão um golpe de
Estado, cujo início ocorre em Marrocos espanhol, em 1936. Mas nos principais
centros o golpe não é bem sucedido: militares legalistas e militantes
esquerdistas e das centrais sindicais enfrentam os golpistas, desestabilizando
definitivamente o governo Constitucional republicano e instaurando a Guerra
Civil espanhola.
Em outubro de 1936 uma junta de militares
nomeia Franco chefe de Estado e generalíssimo dos exércitos, oficializando-o
como “cabeça” da insurreição apoiada por um grupo de direitistas denominado
“Falange Tradicionalista Espanhola”. A luta apenas começava. Nazistas e
fascistas fazem da Espanha um laboratório de testes, enviam armas, tropas e
suprimentos em ajuda ao general Franco.
A guerra prossegue até a ocupação das grandes cidades espanholas
pelos nacionalistas da Falange. Para atingir seu objetivo Franco isola o
território republicano do Atlântico. É durante a execução deste plano que ocorre o bombardeio, em
abril de 1937, à cidade basca de Guernica, pela aviação nazista, que deixa 1645
mortos e 899 feridos. De certa forma a destruição de Gernika obrigou a cidade a
existir para o mundo e trouxe seu nome para as conversas. Mas a cidade basca,
que não passava de um monte de cinzas, ainda precisava tornar-se GUERNICA, o
quadro.
O artista não pretende denunciar um crime e
despertar desprezo e piedade; quer trazer o crime à consciência do mundo
civilizado, obrigando-o a sentir-se co-responsável, a reagir.
Utilizando o mono cromatismo, Picasso
conferiu uma tonalidade sombria e trágica à obra; tudo está muito claro, as
linhas traçadas com precisão, os planos destinados a serem preenchidos com cor,
mas ela não está ali, também não está o efeito plástico volumétrico, portanto o
relevo também não está ali.
O que a
matriz diz sobre essa obra?
A complexidade dessa
relação entre estética, ética e política pode também ser percebida em obras de
arte como Deuses de um mundo moderno, de José Clemente Orozco, painel Guerra e
Paz, de Cândido Portinari, Guernica, de
PabIo Picasso. Questões sobre o indivíduo e a participação política podem
ainda ser evidenciadas pela análise dessa obra.
Na sociedade
contemporânea, a energia constitui importante objeto de estudos, exigindo
especial atenção aos aspectos éticos, ecológicos, políticos e socioeconômicos
associados ao seu uso racional, com o objetivo de contribuir para a análise da
pertinência de opções técnicas, sociais, éticas e políticas na tomada de
decisões. Ao se ampliar o conceito de energia, torna-se possível a percepção de
alterações no ambiente e a identificação de novos cenários energéticos surgidos
no século XX, como o uso controlado da energia nuclear, a fim de confrontar
possíveis soluções para uma situação-problema, como apresentam as obras como os
curtas This land is mine, de Nina Paley, Man, de Steve Cutts, e ainda Guernica, de Pablo Picasso.
O estudo da
constituição dos estados nacionais (europeus, asiáticos, africanos e
americanos), com atenção especial ao Estado brasileiro, pode ser auxiliado com
o texto teatral Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. A
obra apresenta e problematiza discursos, músicas e eventos que marcaram a
história brasileira e mundial, sob a perspectiva da ideia de liberdade,
utilizando-se de personagens fictícios e históricos. Dentro dessas abordagens, pode
ser estabelecido um diálogo com Guernica,
de Pablo Picasso.
O século XX foi palco
de revoluções e guerras que reconfiguraram o cenário mundial. Reflexões
diversas sobre esses processos podem ser motivadas com as obras A noiva do
vento, de Oskar Kokoshka, Guerra e Paz, de Cândido Portinari, Guernica, de Pablo Picasso.
Bibliografia:
1 comentários
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