Pesquisa de análises da obra Mural da Igrejinha, de Francisco Galeno (SUBPROGRAMA 2015-2017)
(*Mural da igrejinha, antes
da pintura de Galeno)
O desenho de Alfredo Volpi, uma Nossa Senhora com o
menino Jesus no colo, os dois sem rosto, foi destruído. O Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tentou recuperar a pintura
original, mas disse que não foi possível. Então, escolheu o artista piauiense
Francisco Galeno para fazer novos painéis.
Na nova pintura, a santa no centro do altar é Nossa
Senhora de Fátima sem rosto. Ela tem uma pipa no lugar das mãos. O rosário é um
carretel de linha. A coroa é decorada com flores. Nas laterais, predomina a cor
azul bem forte. Pipas e flores foram criadas para representar a alegria das
crianças que teriam avistado a Virgem Maria em Fátima, Portugal.
Assim como Volpi, Galeno, em
2009, que, como Volpi, misturou o sagrado ao profano. As figuras estão sobre um
tom de azul claro de razoável intensidade. A representação de pipas e flores,
incorporando outras tonalidades, teria sido utilizada pelo artista para
simbolizar a aparição de Nossa Senhora para as três crianças na cidade de
Fátima, em Portugal.
Apesar da similaridade entre
a linguagem de Volpi e Galeno, a obra foi motivo de grande polêmica entre os
fiéis que chegaram a articular um protesto por meio de um abaixo assinado. Mas,
prevaleceu o bom senso. A criação de Galeno permanece como ornamento do
interior.
O
que a matriz diz sobre essa obra?
Na obra visual Mural da Igrejinha, de Luís Galeno há
diversas possibilidades para perceber e refletir sobre transformações
estéticas. Esse ecletismo artístico, que foi um elemento central do
Tropicalismo, iniciou um movimento que abraçou vários gêneros musicais,
dialogando com a poesia concreta e retratando a diversidade e os contrastes da
cultura brasileira.
Diferentes estruturas podem
ser observadas nas diversas ciências, como o tratamento de problemas do espaço,
destacando-se a localização de pontos, retas e circunferências por suas
coordenadas ou equações, inter-relacionando-as. A comparação da estrutura dos
números reais com a dos números complexos permite estabelecer as necessárias
congruências exigidas pela evolução do conhecimento matemático diante das
necessidades do desenvolvimento tecnológico. A forma de organização desses
elementos (pontos, linhas, curvas) no espaço delineia uma imagem e,
consequentemente, as características de um movimento artístico, como é o caso
da obra Mural da Igrejinha, de Luís
Galeno.
O uso de múltiplos materiais
nas artes visuais pode ser percebido a partir do contato com a instalação
Tropicália, de Hélio Oiticica, a linoleogravura Jogo do osso, de Glênio
Bianchetti, A noiva do vento, de Oskar Kokoshka, a performance Rhythm 05, de
Marina Abramovic, o grafite Garoto faminto com a bola de futebol, de Paulo Ito,
e a escultura Formas únicas em movimento, de Umberto Boccione. Isso pode ser
percebido também na obra Mural da
Igrejinha, de Luis Galeno.
BIBLIOGRAFIA:
1 comentários
ótima análise, gratidão <3
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