Pesquisa de análises da obra Improvisação Nº 23, de Kandinsky (SUBPROGRAMA 2015-2017)

(Wassily Kandinsky. Improvisação Nº 23 )

Propostas abstratas a partir de Kandinsky:
·                      >Caráter contemplativo contrário ao narrativo da arte figurativa
>Libertação da cor em relação a forma
>Arte isenta de objetividade, interesses e direcionamentos que nao fossem essencialmente espirituais(na ideia de sublime, aquilo que transcende o corpo/físico, além da materialidade do objeto, ou seja, abstrato) e contemplativos
>Arte para melhorar o homem transformado pela guerra e pelo materialismo.

A  tela Improvisação 23 traduz isso. Apresenta um equilíbrio homogêneo, porém dinâmico. As manchas coloridas servem de plano de fundo para as linhas e o movimento e obtido através das linhas diagonais e curvas presentes. Aqui predomina o ritmo conduzido pela música, já que Kandinsky pintava por ela.


Sobre o autor e a obra-

Wassily Kandinsky, nasceu em Moscovo no ano de 1866 no dia 16 de Dezembro. Era de nacionalidade russa, mas mais tarde viria a adquirir nacionalidade francesa. Foi essencialmente artista, principalmente de pintura e introduziu o movimento artístico da “pintura abstracta”. Inovou as artes plásticas, influenciando muitas outras, e quebrou a ideia de tudo o que era conhecido até à altura com os seus ideais. Para além de pintor foi também professor de artes visuais. Kandinsky faleceu em Neuilly-sur-Seine, França, no ano de 1944 a 13 de Dezembro, devido a uma arteriosclerose, não chegando a fazer os seus 79 anos.
A criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstractos seguiu um longo período de desenvolvimento e amadurecimento do pensamento teórico, baseado nas suas experiências pessoais artísticas. A isso ele chamou de beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual, que foi o aspecto principal da sua arte. Ele adquiriu vários conhecimentos através de diversos recursos que se deparou ao longo da sua juventude em Moscovo. Os verões de Kandinsky em Murnau, influenciaram algumas das suas obras, como "Murnau - Jardim I" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909), podendo-se notar um crescente abstraccionismo nas suas paisagens.


O que a matriz do PAS diz sobre essa obra?

As vanguardas europeias do século XX e suas expressões latinoamericanas ampliam esse debate ao incorporar aspectos históricos e geográficos em suas produções como, por exemplo, na obra sinfônica A sagração da primavera, de Stravinsky, criada pouco antes da 1ª Guerra Mundial; nas obras A noiva do vento, de Oscar Kokoschka, Formas únicas de continuidade no espaço, de Humberto Boccioni, Improvisação nº 23, de Kandinsky, obras criadas em plena 1ª Guerra Mundial;
Na obra visual, Improvisação nº 23, de Kandinsky, há diversas possibilidades para perceber e refletir sobre transformações estéticas. Esse ecletismo artístico, que foi um elemento central do Tropicalismo, iniciou um movimento que abraçou vários gêneros musicais, dialogando com a poesia concreta e retratando a diversidade e os contrastes da cultura brasileira
Diferentes estruturas podem ser observadas nas diversas ciências, como o tratamento de problemas do espaço, destacando-se a localização de pontos, retas e circunferências por suas coordenadas ou equações, inter-relacionando-as. A comparação da estrutura dos números reais com a dos números complexos permite estabelecer as necessárias congruências exigidas pela evolução do conhecimento matemático diante das necessidades do desenvolvimento tecnológico. A forma de organização desses elementos (pontos, linhas, curvas) no espaço delineia uma imagem e, consequentemente, as características de um movimento artístico, como é o caso das obras Improvisação nº 23, de Kandinsky,
Surge o conhecimento de que o espectro de emissão de um objeto macroscópico qualquer é, basicamente, saber quanta energia radiante é emitida por ele. A apreciação da obra Improvisação nº 23, de Kandinsky, leva-nos a promover analogias com o movimento de partículas, sejam aquelas nos modelos atômicos estabelecidos pelo mundo científico do início do século XX, ou pela interpretação dos movimentos variados destas.

SURPRISEEEEE! Segue abaixo algumas questões sobre a obra que já caíram em edições anteriores do PAS3.
(3ª ETAPA 2013)
Tendo como referência a obra Improvisação número 23, de Wassily Kandinsky, apresentada acima, julgue os próximos itens.
46. Kandinsky reformula, refaz, inventa, segue a imaginação, ancorada na subjetividade e no individualismo, e cria um mundo de formas e cores desvinculado do mundo físico, real.
47. A influência da linguagem da música na pintura de Kandinsky está evidente não só no título da obra apresentada acima, mas também no movimento geral da composição, cujo ritmo está representado por pontos, linhas, manchas, traços negros e direcionais ascendentes, descendentes ou rotativos.
48. O Modernismo rompeu com a tradição da representação do mundo físico tal como é percebido e privilegiou as condições de representação e, assim, transformou a própria arte em objeto de criação.

Bibliografia:

Você também pode gostar

3 comentários

  1. Qual a resposta das questões?? Tenho a impressão que a sequência é C C E.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Júlia. O meu gabarito deu C-C-C, que coincidiu com o de outros sites. :)

    ResponderExcluir